sábado, 16 de fevereiro de 2019

Liberdade E Prisão




Nos últimos tempos, ando me sentindo meio que perdida, com a sensação incomoda de que não caibo em lado algum.

Lembro quando era criança e minhas maiores preocupações era conseguir um jeito de ganhar uma bicicleta de presente, meus dois irmãos tinham e a maioria das meninas da minha rua, menos eu.
Tinha a leda ilusão que se fosse dona de uma bicicleta vermelha com bandeirinhas no guidom e buzina de trimtrim, eu deixaria de ser a menina esquisita e me tornaria a menina super popular, a descolada que ia pra escola sob duas rodas.
O irônico foi que eu era a única menina da minha  idade naquela época que lia vorazmente tudo o que conseguia  colocar as mãos e os olhos. Tinha uma percepção profunda e bem peculiar do mundo a minha volta, incluindo a fé absurda de que tinha asas invisíveis.
Dessa época: Só consegui fazer posse para uma foto em frente à casa de uma vizinha, para documentar o primeiro dia da volta às aulas, era a arte do desalinho: Cabelos tipo juba de leão, meias altas e segurando ridiculamente o classificador com estampa de gatinho.
Além de ser pega filando aula para ler gibi na calçada nos fundos da escola.
Outra coisa era a atração abismal por um buraco na lateral da escola que eu cria piamente que era o túnel mágico de tudo o que eu sonhava ter. Dormia fazendo planos de lá entrar e automaticamente ir encontrando desde moedas, a livros e bonecas. Para minha sorte sempre tinha um adulto por perto e isso me impedia de entrar no tal buraco.
Você tem ideia de como funciona a cabeça de uma criança solitária e precoce? Pais super ocupados, liberdade e prisão ambas sem equilíbrio, imagina no que isso possibilita?
Cresci, envelheci e até hoje... Ainda sonho em ser  dona de uma bicicleta vermelha, rumo sei lá onde.
Ridículo isso eu sei...
Mas é sexta à noite, estou só numa grande casa vazia, lá fora chove e tenho consciência que ninguém em lado algum sente minha falta. Não lamento, mas isso me inquieta.
Não sei como mudar esse cenário pelo fato de ser antissocial e de poucas palavras.
Acho que vou morrer só e isso me mete medo.


Ronilda David


"O que é um adulto? Uma criança de idade"Simone de Beauvoir


98 comentários:

  1. Um texto muito bom esse. Tenho uma filhinha e eu e minha esposa Mila, tentamos estarmos presentes ao máximo para evitar coisas assim no futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Claudio. Um abraço em você e sua esposa Mila. Agradeço pela gentil visita.

      Eliminar
  2. Olá Ronilda, sou pai solteiro e por estar criando meu filho sozinho, as vezes mal durmo a noite preocupado. Ler seu texto me ajudou a olhar meu filho de forma diferente.Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Compreendo bem... Tenho duas filhas e uma neta e sei como é por vezes aflitivo se vê só para cuidar da família sem alguém. Felizmente tive ajuda da minha família, meus pais, meus irmãos e tias.
      Boa sorte em sua jornada, você vai conseguir.

      Eliminar
    2. É bom ter ajuda da família, mas quando não temos é bem difícil, a sorte que tenho amigos e um bom serviço de creche.
      Obrigado pelo boa sorte, desejo o mesmo pra você.

      Eliminar
  3. Cara Escritora Ronilda, é um prazer depois de tantos anos, tomar conhecimento da pessoa que você se tornou. Como professor é uma grande alegria e orgulho saber que como seu professor fiz parte dessa realidade.
    Gostei muito de ler seu ponto de vista como a criança que foi e a adulta que hoje é.
    Com o que o mundo aborda hoje em dia para as famílias, observo uma deformidade na educação infantil futura.
    Um abraço minha querida do seu admirador.

    Professor Antonine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Professor Antonine! O Senhor recebeu meu e=mail! Estou imensamente feliz com sua presença aqui e mais ainda em ser agraciada com suas palavras motivadoras.
      De fato o mundo da nossa época foi muito diferente do que hoje em dia é.
      É observando que reflito que realmente tive infância e o Sr. e A professora Olga fizeram parte do meu crescimento psicológico.
      Um abraço carinhoso com respeito, gratidão e sobretudo admiração. Sempre.

      Eliminar
  4. Texto bom demais Amiga. Já tinha saudade de ler o que você pensa. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Sal, também senti falta de estar ativa na blogsfera. Depois de tanto tempo espero conseguir me conectar novamente com todos os amigos e leitores.
      Agradeço pelo carinho amiga, um abraço.

      Eliminar
  5. Ainda não tenho filhos, mas fui criança sozinha e é
    de meter medo os sarilhos que metem em nossa cabeça.

    Bem haja querida, beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Sarita, faz tempo não é?
      Agradeço por prontamente responder meu e-mail;
      Eu acredito essa questão da criança solitária
      o que sua cabecinha imaginativa pode criar e a persuadir
      a seguir.
      Ao mesmo tempo que é engraçado, também é extremamente perigoso.
      Infelizmente cada dia está mais difícil para os pais ou responsáveis tomarem tento cem por cento dos pequenos, com essa demanda tecnológica.
      Um abraço carinhoso, venha sempre, você é muito bem vinda.

      Eliminar
  6. De volta com grande estilo prima!
    Tá ai curti, tenho 5 sobrinhos e acompanho
    a educação deles como posso, é osso!

    cherim e não suma de novo, hehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi primo Bom dia!
      Família grande e feliz como sempre
      uns cuidado dos outros na perfeita tradição
      paraibana.
      E apesar de ter seus divertimentos é osso sim
      como você diz.
      Prometo não sumir (risos)
      Outro cheirinho.

      Eliminar
  7. Li em algum lugar que as sextas a noite criam a síndrome do fim de semana, onde quem não tem muita vida social e poucos amigos sente uma maior sensação de isolamento e dai o medo já vindo lá do passado.
    Bjs Amiga, obrigado pelo convite, já sou fã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Xavier eu que agradeço sua visita e tão atencioso comentário.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Agradeço sua visita e comentário Francisco, tenha também um bom final de semana.

      Eliminar
  9. Eu e Camilo nos preocupamos bastante com a Lili, por isso fazemos terapia em família para nos compreendermos melhores como sere s individuais. Ser pais ou filhos é maravilhoso, bacana mesmo mas também tem seus desafios, rsrs! Curtimos pra caramba seu texto, vc voltou com força total, parabéns!
    Já ansiosos para o próximo post.
    Beijokas nossas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo evoluiu intensamente nos últimos tempos nessa questão de terapia, essa a qual engloba toda a família é valiosa e ajuda deveras no ajuste psicológico de todos. Agradeço a você e ao Camilo por estarem aqui.Um beijo na Lili.

      Eliminar
  10. Um texto excelente Ronilda, você escreve muitíssimo bem, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço sinceramente suas palavras Lynce, para mim motivadoras.

      Eliminar
  11. Querida Ronilda! Seja bem vinda ao meu blog, e ao poetizando. Sua participação será uma dádiva para esta BC. Com certeza todos os participantes irão aplaudir sua vinda. Obrigada por seguir e o comentário que deixou. Volte sempre.
    Quanto a sua postagem, li atentamente e lhe digo já me senti assim meio sem norte, sem motivação... e não foi só uma vez, várias. mas todas as vezes tentei arranjar forças e sair desse marasmo que me afetava. A vida é maravilhosa e passei a entender que só é maravilhosa porque tem os problemas que me desafiavam e que me dasafiam até hoje.
    Sabe, quando estou assim hoje em dia, sabe o que faço, parece coisa de doido pois já não sou nada jovem. Vou diante de um espelho, brigo comigo mesmo, depois visto aquelas roupas que estavam guardadas, procuro me maquear mesmo que depois retire... faço algo para preenche meus dias. Procuro ler , ouvir música, então tudo passa.

    Desculpa, mas me empolguei demais com sua mensagem magnífica que tanto me identificou.

    Abraços com desejos de dias felizes.


    Bjuss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delicioso seu comentário me fez sorrir a medida que fui lendo.
      Por vezes também faço isso que você mencionou, outra coisinha que amo fazer, é dançar pela casa minhas canções favoritas (risos)

      Agradeço sua amável visita querida Professora, é uma alegria receber seu carinho.

      Boa continuação do domingo

      Eliminar
  12. Boa noite amiga! Vim agradecer sua visita e por seguie meu blog, seja bem vinda! obrigada! Já estou seguindo o seu que amei!

    Que mensagem fabulosa. Acontece muito com outras pessoas esse estado. Somos seres complexos, na verdade nunca estamos satisfeitos com tudo. Parabéns, escreve muito bem. bjuss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Genilda, você é muito gentil.
      De fato a complexidade que nos envolve como um todo, faz de nós seres singulares e nessa singularidade é que impera o encanto de cada um de nós.
      Agradeço demais sua presença.

      Eliminar
  13. Boa noite! Chegando um pouco tarde mas encantada com sua mensagem que tem muitas verdades. Quando isso acontece, temos que ser fortes e sair, pois a vida é linda mas muito curta e é para ser vivida cada momento. A felicidade está em nós e não no outro.

    Obrigada por seguir meu blog, volte sempre. Seguindo o seu amei! bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Dilene, com seu carinho você jamais chega tarde, acredite.

      É verdade nessa vida de lutas sem tréguas temos que permanecermos fortes e sempre alertas, para não sermos sugados pelas intempéries.

      Apreciei deveras sua percepção.

      Agradeço por estar aqui viu?

      Eliminar
  14. Também tive meus sonhos de menina, criança travessa, crescendo na roça, também envelheci e me vi exatamente como você descreve.São coisas da vida,momentos que todo ser humana passa uma vezou outra, mas tudo no final sempre estabiliza. Gostei do que você escreveu,foi muito sincera. Um abraço Roni, obrigada pelo convite. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mina, boa noite, que infância fabulosa você
      deve ter tido, crescendo no campo... É uma liberdade em comunhão com a natureza.

      Realmente tudo nessa vida passa, não há contrariedade que não possa ser vencida com perseverança e paciência.

      Agradeço por me acompanhar aqui e na minha página do Facebook, seu carinho é importante para mim.

      Eliminar
  15. Interessante tua descrição de si mesma na pose para a self da época e mais ainda a descrição do tal buraco mágico, existiu mesmo esse buraco ou foi imaginação de criança?
    Outra coisa que me chamou atenção foi o flagrante no filar das aulas, o engraçado é que teu esconderijo era próximo a escola e nada oculto, todos esses detalhes achei curioso no minimo, com material para desenrolar a questão da pessoa adulta que se tornou.
    Gostei da objetividade, da clareza e o desfecho.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Paulo e pensar que hoje em dia aquela juba que eu tinha é moda de gente descolada, quem entende?

      Respondendo a sua pergunta:

      Sim o tal buraco existiu, mas a magia só existia em minha imaginação de criança, hoje relembrando acredito que o tal buraco era apenas um bueiro destruído pela enxurrada da chuva, naquele tempo as ruas não tinham calçamento nem asfalto.

      Quanto ao flagrante segundo o que assimilei nos meus estudos de Psicologia, creio que o filar as aulas e me "esconder" na calçada nos fundos da escola, era uma mensagem do meu subconsciente para ser encontrada, como de fato aconteceu. Minha tia Dioneide descobrindo minha aventura foi me buscar e me levou para casa pelas orelhas, lá depois de uma tareia séria, fui recomendada a me portar como deveria. (risos)
      Agradeço por sua leitura atenciosa, pela percepção analítica, me deu visões mais expansivas dentro do contexto.


      Eliminar
  16. Até bateu uma tristeza quando li, até parece que vc
    leu meus pensamentos, tipo: Ainda sou jovem, mas acho
    que n fz mt diferença, qd a gente é só dá na msma.
    Sei lá bateu uma bad.
    bjsssss fui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Lua, certos sentimentos, emoções e
      pensamentos refletem em nosso proceder de como encarar
      a vida e para isso não existe idade.

      Certo que em algumas coisas a idade tem grande influência, mas em tudo: jovem ou não tem seu valor e a força da capacidade.

      Agradeço sua presença, você é uma querida.

      Ps: Gratidão por divulgar minha página no Facebook, você é uma fã especial.

      Eliminar
  17. Sabe o que eu percebi quando li? É que aí dentro mora uma escritora voraz com uma história pronta a ser contada e aberta ao mundo... Seria esse buraco lateral um acesso ao túnel mágico onde a bicicleta vermelha a aguardava para trilhar muitas emoções?
    Quem sabe daí possam vir inúmeras e ricas inspirações!

    Obrigada de coração pela visita e pela oportunidade de estar aqui!
    Um abraço carinhoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tatiana suas palavras abraçaram meu coração como
      uma brisa fresca de vida.

      Agradeço sinceramente e olha... O prazer e a honra
      é minha por ter sua atenção aqui,

      Outro abraço carinhoso.

      Eliminar
  18. Oi Ronilda!
    Antes de mais, obrigada por ter vindo ao meu humilde espaço.
    Nada de sozinha, nada de tristeza... haverá sempre alguém que gosta de uma surpresa. Amei o seu cantinho, é bom por cá fora, tudo o que nos vai na alma e no coração... seja solidão, amor, magia ou paixão. sabe que eu ás vezes também me sinto um pouco assim, a minha vida é bem sofrida, perdi a minha mãe aos três anos de idade, a minha avó mãe da minha mãe passado seis meses, o meu avó passado mais três meses e o meu único tio cegou aos catorze anos de idade...há poucos perdi uma filhinha e o meu adorado pai. Ronilda desculpe, nunca tinha revelado para ninguém, a minha dor, o meu silêncio, é colmatado por Deus e pela poesia. Desculpe Ronilda, saiu sem querer é um segredo só meu... afinal este espaço é de bem-querer.
    Beijinho e volte sempre, gostei muito do seu texto, jamais se sinta só, venha sempre a este espaço virtual... Já a adicionei.
    Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Luisa, primeiramente agradeço sua visita carinhosa, ressaltando que seu espaço além de belo, é rico em conteúdo.

      Não peças desculpas por ser sincera e desabafar, se assim sentiu e fez é por ter se sentido confiante aqui comigo, fico grata por ser merecedora de suas palavras e saiba que tem minha admiração pela guerreira que você é.

      Conte comigo viu?

      Fique a vontade para me escrever tudo o que pedir seu doce coração poeta.

      Um carinhoso abraço meu em você com votos de
      que sua nova semana seja cheia de alegrias e belas
      surpresas.

      Eliminar
  19. Morrer todos vamos um dia. Há que procurar nos divertirmos e viver os dias, um a um para evitar depressões e estados de espírito negativo !

    ResponderEliminar
  20. Olá Ronilda, vim agradecer a visita e comentário no Pinceladas.
    Adorei sua crônica, a linha direta do passado com nosso futuro, em quemnos tornamos, como somos.
    Também tive o sonho de uma bicicleta, nunca tive, mas usava escondida às vezes a do meu irmão, e valeu a pena, a sensação era maravilhosa que não me esqueço até hoje.
    AS pessoas sensíveis não são tão solitárias, de certa forma temos aquela coisa lúdica de criança que nos acompanha, observa, imagina...Talvez os buracos dos muros que nos acompanham.
    Adorei a leitura e já vou seguir, abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Dalva.

      Olha pelo menos você conseguia pedalar escondido e eu nem
      isso!
      (risos)
      Quanto ao lúdico nas pessoas sensíveis também concordo com você
      sempre teremos a nossa criança interior, criando, tramando e nos fazendo felizes.

      Agradeço sua visita e seu adorável comentário.

      Eliminar
  21. Diz você ser de poucas palavras. Mas as palavras que escreve estão certas. Só pelos vistos é que até data ainda não conseguiu a bicicleta vermelha, por si em criança tão desejada!

    Tenha um bom dia de Domingo, bem com continuação de boa semana amiga Ronilda. Obrigado pela sua visita!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Edu, ainda não consegui realizar o sonho da tal bicicleta vermelha, mas isso faz parte da vida não é?

      Agradeço pelo comentário atento e pertinente.

      Eliminar
  22. A solidão é uma companheira fiel aliada com a tristeza se tornam carcereiras de nós mesmos, por tanto Poetisa Ronilda, o segredo é tocar a andar e não desistir de ser feliz, ter paz no coração.
    "A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais."
    Arthur Schopenhauer
    Forte abraço do amigo que vos admira.

    João Mariano Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite João, apreciei e muito sua visita Caro Amigo
      e mais ainda suas palavras.

      Agradeço por me acompanhar também aqui nessa nova jornada na blogosfera.

      Outro abraço.

      Eliminar
  23. Parabéns minha filha, Bruna e Julia e eu
    bssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Leu, que bom você e as meninas por aqui!

      Feliz ai em Brasilia, eu sei e me sinto feliz por vocês.
      Agora com essa de mandar mensagens por voice, ninguém
      segura você(risos)

      Um abraço nas meninas e todos ai saudades...

      Eliminar
  24. Cheguei agora aqui, vindo de longe (Macau) e quero ver levantar esse moral.
    Pensamento positivo.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Longe mesmo Pedro, Macau , poxa...

      Com suas palavras motivadoras já estou bem animada!

      Agradeço sinceramente sua vinda, boa semana para você também.

      Eliminar
  25. OI RONILDA!
    GOSTEI IMENSO DE TUA CRÔNICA, PASSOU-ME VÁRIOS SENTIMENTOS, SAUDOSISMO, POIS TAMBÉM EU, TINHA O SONHO DA BICICLETA MAS, QUANDO EU ERA CRIANÇA OS BRINQUEDOS ERAM CAROS, NÃO COMO HOJE EM DIA QUE É TUDO MUITO FÁCIL, OS PAIS TINHAM OUTRAS PRIORIDADES.
    QUANTO A SOLIDÃO, MUITAS PESSOAS A TEM, MESMO RODEADAS DE GENTE.
    O COMPUTADOR PODE SER UM BOM COMPANHEIRO EMBORA, NUNCA DEVA SUBSTITUIR A COMPANHIA DE AMIGOS OU PARENTES.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Zilani, fiquei muito feliz que você tenha gostado
      do que escrevi.

      De fato também na minha infância tudo era difícil e caro para minha família, dado que meus pais eram feirantes e minhas Tias que cuidavam de mim e meus irmãos, enquanto eles enfrentavam as madrugadas pelas cidadezinhas da região vendendo cereais a quilo, para nos manter, com certeza brinquedos eram artigo de luxo naquele tempo.

      O computador realmente ajuda aspessoas a se manterem ocupadas, para mim foi uma dádiva, pois foi através dele e da internet que pude finalmente ler a vontade e ter acesso ao que jamais poderia como nordestina do interior da Bahia.

      Um abraço, agradeço sua gentil atenção.

      Eliminar
  26. Querida a idade faz a gente repensar na vida sabe? E essa de casa vazia, tudo na calada,até me e arrepia!

    Estou passando dos 50 e vivo só, eu meu espelho, minhas maquiagens e vou seguindo com a graça de Nossa Senhora do desterro.

    Menina com essa inteligência e buniteza, vai mais é curtir, aproveita a vida mona!

    kkkkkkkkkkk

    Adorrei cada palavra, gosto de gente sincera, que escreve bonito mas de coração.

    Beijos e beijos na alma, já tô seguindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Luiz, sua presença cheia de alegria coloriu o começo do meu dia.

      Fico feliz em saber que você lida muito bem com essa questão de solidão sempre encontrando maneiras de vencer alguma negatividade que tenta se aproximar.

      Agradeço seus gentis adjetivos referentes a minha pessoa, sei que são sinceros e sobretudo por sua leitura atenta.

      Um abraço, tenha uma boa semana.

      Eliminar
  27. Identifico-me com o devorar "letras" onde quer que elas estivessem estampadas, com a bicicleta (que não tive), com todo o texto que muito bem descreve a vida. A minha também foi semelhante.
    Há como que uma comunhão que muitos não conseguem atingir porque o conforto lhes vedou a visão.
    Grato por esta manifestação de viver.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Citando você:

      "Há como que uma comunhão que muitos não conseguem atingir porque o conforto lhes vedou a visão."

      Admirável...!

      Agradeço Sol.

      Eliminar
  28. Bom saber coisa de ti e ver que são muito semelhantes ao que passo, hoje, e , não tenho dúvidas, uma quantidade imensa de pessoas aqui e em todo o mundo. Estar só, é uma sina de nós seres humanos, mas achar que "tenho consciência que ninguém em lado algum sente minha falta", errou redondamente...Que bom tê-la de volta.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom saber de você também e que continua firme nas mãos da poesia,boa amiga não é?

      Que bom sua presença aqui... Outro abraço.

      Eliminar
  29. Agradecendo e retribuindo o carinho da visita. Gostando de estar aqui. Você lida maravilhosamente com as letras, sílabas, palavras, frases e parágrafos.
    Esta crônica é de um lirismo ímpar e remeteu-me também a memorias de minha infância.

    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prazer enorme Giuliano receber você aqui e mais ainda com palavras tão amáveis.

      Agradeço

      Eliminar
  30. Querida Ronilda
    De forma alguma me surpreende este teu texto. Tudo faz sentido para mim. Fui um parceiro que entrou na tua vida e juntos fizemos coisas interessantes que permanecem vivas e que andam a viajar por esse mundão da internet e que já não nos pertecem. Fui e ainda sou um capítulo da tua vida ainda não terminado que ficará registado na memória do tempo que jamais será apagado. O destino nos separou em distancia. Prioridades familiares foram determinantes para a separação fisica que te fizeram partir e que nos impôs uma vida solitária também vivida a dois. Por isso e voltando ao tema - Eu te conheço melhor que qualquer outra pessoa e também o teu valor de ordem intelectual como poetisa e escritora. Também como mulher forte que lutou e luta pela vida mesmo fragilizada pela doença. Muita gente te acha um pouco esquisita - Talvez por seres realmente diferente dos demais por olhares desde criança para os buracos negros da rua e pretenderes saber o que eles significam o que eles comportam. És um ser extraordinário que se sacrifica pelos outros resignadamente como uma missão a cumprir. Até desistires da tua felicidade e bem estar para garantires a tua presença no seio dos teus familiares sobretudo tuas filhas. Deixaste a tua felicidade pelo caminho naquilo que achas ser um dever. Determinismo de uma consciencia bem presente. Para trás deixaste solidão e sobretudo saudade aquele que conviveu contigo e que te admira como uma MULHER MUITO ESPECIAL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nando
      Suas palavras sempre calam fundo dentro de mim
      e ao mesmo tempo me abraçam com extrema ternura.
      Sei que dos meus silêncios todos eles você desvenda
      e traduz.
      I love you forever meu Anjo.
      Minha gratidão pela pluratividade
      até mesmo quando parece singular.

      Eliminar
  31. agradeço a visita e a amáveis palavras no meu blog.
    voltarei para ler com a atenção que merece

    abraço

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  33. Tua referência: "a fé absurda de que tinha asas invisíveis." Mexeu comigo... Quando era garoto, eu também tinha essa crença sempre que deitava para dormir. Acreditava que no dia seguinte teria meus dois braços
    por inteiro a invés de um e meio. Mas sempre acordava com a mesma falta, mas aprendi a ser inteiro mesmo faltando a metade de um braço e nunca aceitei a gozação e olhares de piedades dirigidos a mim. Estudei, me formei, fui professor de artes e venci na vida pintando minhas telas, foi difícil admito que o alcoolismo quase me destruiu em um tempo da minha vida, mas me recuperei e hoje vivo em paz com minha família e amigos.
    Todos nós temos asas invisíveis Ronilda, e com ela podemos voar para qualquer lugar dentro e fora da imaginação.
    Gostei demais de ler teus sentimentos, uma surpresa boa, vinda de uma menina tímida e solitária mas muito, educada e prestativa, lembro bem quando fui professor substituto em tua cidade lá pros anos 80,rsrs
    Um abraço e sucesso sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PoiS É José Martinho, esse mundo globalizado é mesmo
      uma minuscula aldeia.

      Na era digital todos encontram todos e se esbarram pelas
      esquinas cibernéticas.
      Por alguns anos ainda consegui acompanhar sua história e trajetória, desde São Caetano do Sul até o retorno na Paraíba, depois disso passei um bom tempo sem notícias do Zé seu primo e da Fátima.

      Fico feliz em saber que você está bem e venceu na vida.
      Mais feliz ainda com seu atento comentário e a observação a respeito das asas invisíveis.

      Agradeço por ter assinado meu feed.

      Outro abraço e igualmente sucesso para você e sua família,

      Eliminar
  34. Bom dia amiga! Parabéns pela mensagem com muitas lições e muito bem escrita. feliz semana. Bjuss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, eu que agradeço sua visita e palavras, prazer receber você aqui.

      Eliminar
  35. Imaginemos.
    A infância é muitas vezes memória de adulto, mas sempre podemos subir até à tona e respirar com as crianças d'agora. Conferir e brincar e ir à escola e...
    Gostei de ler. Tem uma narrativa muito próxima da expressão oral que transparece a emoção, a pressa de chegar. A insatisfação de não ter ido para a escola sobre "duas rodas"?
    Grato pela visita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que você gostou de ler... Eu também gostei imenso
      de contar com sua presença e mais ainda das suas palavras.

      Agradeço Agostinho;

      Eliminar
  36. Chegando já quase no finalzinho da fila, rsrs!
    Li com agradável atenção tua crônica Ronilda, cheguei a seguinte
    conclusão: O realismo das tuas palavras praticamente obriga o leitor acreditar que não existe personagem nesse monólogo, mas existe a pessoa por trás da escritora que sente e sonha tudo o que escreveu aqui.
    Parabenizo tanto talento.
    Obrigado, um abração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Alex, aqui é tal qual coração de mãe
      sempre cabe mais um (risos)

      Confesso que quando escrevi esse texto, sexta passada
      eu definitivamente não me sentia bem e sabia que precisava
      falar com alguém. Mas era tarde da noite... Foi ai que resolvi escrever acreditando no poder da interação e foi
      uma boa medida, estou bem melhor agora.

      Agradeço por ter vindo, lido e respondido com tanta gentileza.

      Outro abraço.

      Eliminar
  37. Sou Works, trabalho tanto que não lembro quando
    senti solidão.
    Quando não estou trabalhando estou com os filhos
    relaxando.
    Penso que solidão é uma estado emocional que depende muito
    do ambiente e das pessoas onde se vive.
    Excelente texto D. moça! rsrs
    Obrigado


    https://opoderdasvendas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Sr. moço, já sei como é a vida de vocês ai,
      é o tipo "vida boa não tem pressa".

      Mas é bem isso mesmo viver, gostar do que faz,
      amar e preservar quem ama e tudo o que conquistou
      usufruir os frutos das sementes plantadas.

      Respondendo sua ponderação sobre o texto: Concordo
      que o ambiente e as pessoas que nos cercam tem influência
      sim na forma como nos sentimos diariamente.

      Agradeço por ter encontrado um tempinho
      para vir aqui.

      Eliminar
  38. fui responder apaguei no botão errado
    vou colar

    ResponderEliminar
  39. Ronilda Bom dia, desde cedo aprendi com meu avô, Seu Celestino que o importante é ter um teto, coisa pra comer e fé em Deus,o resto a gente se ajeita como pode e Deus quer. Os desgostos vai endurecendo a gente mas no meu vê isso é bom prum lado pq faz a gente mais forte, mais valente e mais dispostos a respeitar o povo .
    trocando em miudos, mesmo que não tenha conseguido sua bicicletinha, pelo menos você tem um computador, casa, internet, e a demais importante, saúde e inteligência pra se livrar das tristezas de viver só nesse mundão.
    Desculpe o mal jeito, hihihi
    Mas é de coração que falei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sal deixei lá pra cima mesmo a resposta que escrevi para você, está bem?

      Boa tarde, fique a vontade, isso de apertar botões errados
      eu sou mestra.

      Eliminar
  40. Amiga, eu em várias linhas de sua história. Tive uma infância conturbada, de lar em lar, rejeições ... enfim. Tinha como amigos imaginários personagens de desenho, incluindo a primeira versão de Carrossel (1991). As pessoas me acham um cara solitário. Até concordo, mas não me sinto triste por isso, e sim reflexivo diante de muitas coisas.

    Menina, abraço forte
    Fica na paz
    Dan.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que essa é a sua posição diante de certas datas da sua vida. Isso denota um espirito lutador e campeão.

      Permaneça assim e sempre será feliz e terá paz.

      Agradeço por ter visitado esse texto também.

      Eliminar
  41. Eu tinha um sonho de ter uma bicicleta e sabia que nos anos 60 era um sonho limitado para os meninos da vila.Lembranças e recordações que em noites fundas proliferam nossa mente, mas que no papel são momentos de belas reflexões e repassar a vida e filtrar as pedaladas que vamos dar pela vida.
    Grato amiga.
    Meu abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E um viva a nossa infância feliz, mesmo sem a magrelinha!

      Eliminar
  42. Olá Romilda!
    Vim agradecer sua visita em meu blog e encontro esses textos tão maravilhosos que quase não acreditei...
    Estou no celular, mas assim que ligar o lap top voltarei para navegar melhor e fazer os comentários .
    Um bom feriado de carnaval. Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Sandra, compreendo bem isso de navegar
      no celular, sou péssima pois além de enxergar
      mal, tudo é muito pequenino.

      Agradeço por ter vindo

      Eliminar
  43. Graça e paz Amada. Uma benção de Deus
    essa tua meditação.
    Gostei e recomendo.
    Deus abençoe, um abraço.

    ResponderEliminar
  44. Um texto que expressa o desejo de inúmeras meninas que como você e eu tiveram esse desejo de possuir uma bicicleta. Só realizei esse sonho na adolescência, quando por orientação médica,devido o crescimento das omoplatas, tinha que pedalar e dormir em cama praticamente sem colchão. Foi uma felicidade intensa, pois ganhei a bicicleta do meu avô e pedalava pela cidade inteira, além de ir para o sítio pedalando na companhia do meu pai, tempos maravilhosos!
    Beijos carinhosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que beleza suas palavras!

      Gostei imenso de saber.

      Agradeço sua presença e sua atenção.

      Eliminar
  45. Meu desejo é que você pegue aquela bicicleta vermelha ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa altura do tempo acho que já não
      tem mais como ser possível.

      Eliminar
  46. Um sonho de milhões de meninas, que assim como todas, eu também tive o meu! Já te sigo. AbraçO

    ResponderEliminar

Agradeço sua assinatura, para acompanhar meu feed

Minha Página no Facebook