terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Sobrenaturalidade do não querer saber



Viu distante uma luz reluzindo entre riscos retos,ziguezagueando entre seus cílios cansados, tentou fazer de conta que era um sorvete de casquinha,pedindo socorro ou apenas lhe fazendo gracinhas de estivadores brincalhões.
Fez um inumano esforça para fechar os olhos e dormir o máximo de silêncio que fosse capaz de conseguir.
Ouvindo Augusto dos Anjos remoendo: " Toma um fósforo, acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro.A mão que afaga é a mesma que apedreja."
Mas teimosia da luz insistia, bradando cianoacrilato dentro do seu cérebro nublado.
Abriu os lábios devagar,assoprou um adeus, encolheu-se dentro da sua escuridão familiar.
De quantas almas é preciso para matar apenas uma?
Onde reside o centro da consciência?
O teclado acionou o alarme de incêndio e os melros se pintaram de azul, todos prontos para festa, aniversários de bruxas queimadas era um festival imperdível na agenda.
Mal sabiam eles... Que o demônio,escondido no inferno,chora apenas uma lágrima,aquela onde reside seu coração a qual a realidade do mundo jamais saberá.
Xisto fechou a capa do Siracusa de Arquimedes, acendeu mais um cigarro e fechando  todas as janelas,com cuidado retirou do bolso, um pequenino coração de cristal, ficou ali quieto,se sentindo um Rasputin,contemplando longamente, pensando que talvez um dia, a pergunta correta pudesse ser feita e  juntos ganhariam o céu no jogo da amarelinha.


Eu do meu telhado ouvindo as nuvens, chorei todas as reticências que se afogavam dentro de mim,era dia de todos os poréns e eu não tinha nenhuma vela 
para acender.



Ronilda David - Loubah Sofia : Alma feita de ti

97 comentários:

  1. Esse seu texto hoje está diferente, me passou uma sensação de muita tristeza, como se alguma coisa tivesse te chateado pra caramba!
    E dai as perguntas que atormentam a mente e a vontade de dormir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, sim é verdade. Todo ser humano
      por mais forte e positivo que seja tem seus momentos
      de introspecção e eu lá tenho os meus.

      e perguntas são muitas, milhões!

      Eliminar
  2. Desculpe fui corrigir e publiquei antes de dizer um tchau e que gostei muito de ler mais um texto seu.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem, isso acontece comigo também.

      Agradeço sua leitura

      Eliminar
  3. Ronilda desculpa por sempre eu ficar falano das coisa que meu vô Celestino (que Deus o tenha em bom lugar) mas as coisa que vc, escreve alembra demais o que eu escutava e uma dessas coisa é que desgosto mata devagarinho se a pessoa não se assuntar, tristeza é veneno que emborca a vida e agente tem que correr léguas pra não amofinar de vez.
    De vez enquando lá bem espaçado solto minhas lágrimas, quando penso nas agruras mas ai vou mexer nas planta, vou atiçar as brasa do forno e vou tocano pra frente ai qd menos espero tô já com outro jeito de sentido.
    Um abraço e tomara que isso seja coisa de poeta msm e só.
    Deus lhe dê uma semana bem boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa tarde Sal, fique a vontade aqui o espaço é dos amigos, todo comentário é muito bem vindo, recebo com alegria desde que seja com respeito.

      É uma honra para mim saber que o que escrevo faz você se lembrar do seu sábio avô Celestino, segundo suas palavras
      constato que assim ele foi.

      De fato tristeza em demasia magoa a alma e adoece o corpo e é bom sim que estejamos com a mente ocupada para evitar pensamentos ruins.

      Fico feliz que ocupada com suas plantinhas e seu forno você se mantem saudável.

      Agradeço por ter vindo, um abraço carinhoso.

      Eliminar
  4. Uma imaginação delirante e uma forma de escrever muito sedutora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço por mais uma vez receber aqui sua visita e seu
      gentil comentário.

      Boa semana Pedro

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Agradeço sua visita Francisco e por ter gostado da leitura.

      Boa semana para você também.

      Eliminar
  6. Instigante teu texto,tão lindamente escrito! Gostei! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o instigante e o lindamente Chica, fiquei me sentindo bem prosa (risos)

      Outro beijo.

      Eliminar
  7. Adorei ler:))

    Hoje:- Em homenagem ao Gil António. Obrigada.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderEliminar
  8. Belo e forte texto, Ronilda!
    As vezes eu concordo que "O inferno são os outros"...
    Porém quando vejo problemas à vista, trato de me preservar... corro!
    Beijo, querida, sempre bom estar aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correr é bem inteligente Tais (risos)

      Agradeço sua presença iluminada!

      Eliminar
  9. Oi Roni que beleza de texto, lembrei do filme Alice no pais das maravilhas,rsrsrs

    Amei demais lê principalmente a parte do coração do diabo, aff!

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coisa boa, você lembrar da obra Alice!
      É uma honra meus escritos ter merecido a lembrança.

      Aprecio demais ficção fantástica.

      Outro bisou Lua, bom contar com suas palavras.

      Eliminar
  10. Um texto lindo...

    ResponderEliminar
  11. Intrigante o extremo do sorvete de casquinha com Augusto dos Anjos, principalmente a expressão dia de todos os porens.
    É sempre interessante ler seus textos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como uma salada exótica do tipo agridoce, tal qual a vida por vezes se apresenta.

      Agradeço pelas palavras atenciosas .

      Eliminar
  12. Quem ziguezagueou fui eu com a beleza deste texto, com a raridade desta linguagem criando um rastro de esperança para que o homem a encontre, ainda que seja numa casquinha de sorvete na tarde quente da minha ensolarada Salvador. Gosto desses braços largos como asas de moinho com os quais você abraça o texto e nos faz segui-la como se hipnotizados estivéssemos... Uma maravilha!
    Um abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um verdadeiro poema seu comentário, Nobre conterrâneo.

      Muito agradeço suas palavras que iluminaram meu espaço.

      Eliminar
  13. Olá Ronilda, vim agradecer ua gentil visita e tb por seguir meu blog.
    Gostei da leitura, um texto exótico de linguagem rebuscado e metáforas instigantes. Muito bom ler um texto desse quilate.
    Saudações poéticas. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço suas palavras carinhosas e por assinar meu feed também.

      Eliminar
  14. Um texto bem escrito,
    para quem o lê perceber
    nele há claridade, digo
    para bem melhor se ver!

    Boa noite e bons sonhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz em receber sua visita mais uma vez e mais ainda por
      ter sentido claridade no que escrevi, sinto que fui compreendida.

      Boa noite e bons sonhos para você também.

      Eliminar
  15. Boa noite de paz, querida amiga Ronilda!
    Alguns pensamentos cerebres que me lembraram meu pai amado e saudoso.
    "A mão que afaga é a mesma que apedreja".
    Não deveria ser assim, mas, infelizmente, isso acontece.
    Gostei muito do final do post, é preciso guardar uma luz para estas horas... elas sempre vêm.
    Tenha uma noite abençoada e feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo... Manter a esperança a salvo para nos guiar em momentos tenebrosos é sempre um ato de bom senso.

      Sempre fico feliz com sua chegada suave e iluminada, agradeço sempre.


      Eliminar
  16. Adorei ler este excepcional e interessante texto
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Psicopatas da Sociedade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço por ter gostado e ter dito isso. Para mim é uma grande motivação.

      Eliminar
  17. Esse penúltimo parágrafo amiga é lindo demais!! Até senti um arrepio, acredita??

    A gente na privacidade do psicológico passa por umas coisas bem complicadas, problemas da vida, coisa de trabalho, família, relacionamentos e ainda vem essa coisa derede social e termina de f* tudo, desculpa ser tão franco, mas é que seu texto me baqueou aqui para vários lados.

    Amei demais, estou adorando!

    mil bjssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu já disse algumas vezes, para outros amigos aqui: Fique a vontade comente da forma que melhor desejar, que se sinta confortável. Aqui o espaço é aberto para quem vem na paz, afinal isso é interagir, estreitarmos o que nos une a troca de conhecimentos, a partilha do que nos faz bem.

      Aprecio muito sua forma desinibida de se expressar, sua franqueza e esse jeito contagiante de ser.

      Agradeço por sempre se manifestar aqui em meus textos, para mim de grande incentivo.

      E saiba que estou amando também seus comentários

      (risos)

      Eliminar
  18. Belíssimo e poético texto, vc escreve divinamente bem, bom demais te visitar. Aproveito para agradecer o seu comentário no meu blog e realmente vc tem toda a razão quando diz que devemos estender a tragédia de Brumadinho aos governantes desse país, pois nada fizeram na questão de fiscalização e segurança das barragens espalhadas pelo nosso país.

    Políticos com raras exceções estão mais preocupados com os seus cargos, suas reeleições e benefícios que podem adquirir do que ajudar realmente o povo sofrido do nosso Brasil.

    Quando escrevi a poesia pensei em td isso e espero que as pessoas envolvidas diretamente na tragédia sejam punidas e as famílias indenizadas com valores justos e não esmolas dadas pela empresa que destruiu sonhos e vidas humanas.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ler suas palavras...Me alegra imenso!
      Eu que agradeço o privilégio de acompanhar seu feed, de aprender um pouco mais com sua humanidade e alma poeta.

      Pois é isso mesmo, o pior é que essa não foi a primeira nem será a última tragédia que destrói um povo nessa nação... E aqueles que nos fizeram promessas nas campanhas eleitoreiras, depois de ganho o cargo, nos viram as costas
      e passam de rosto virado para o lado, permitindo que sejamos massacrados sem dó nem piedade.

      Mas quer saber?

      Tudo nessa vida tem um revide pois é a lei da natureza.
      Ainda bem que somos um povo vaLente resiliente, um povo vencedor que nunca desiste e sobretudo somos SOLIDÁRIOS uns com os outros por isso sempre estamos superando os desafios.

      Eliminar
  19. Belamente escrito, embora cada verso passe uma angústia velada.
    Gostei daqui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percepção de notável sensibilidade essa
      sua.

      Agradeço por estar aqui.

      Eliminar
  20. Olá amiga, li e reli sua inspiração maravilhosa, que vai do intrigante ao inusitado que é uma arte do bem escrever, de fazer inserção perfeita em momento certo, como a de Augusto dos Anjos que adoro. Usar metáforas é uma das mais belas magias da poesia, da escrita.O final é simplesmente sensacional. Meus aplausos e que seja o inicio de belas interações por aqui.
    Carinhoso abraço amiga na feliz semana, que espero esteja a fluir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suas palavras me dão grande motivação
      para continuar escrevendo.

      Agradeço sinceramente por sua gentil presença.

      Eliminar
  21. Estive com tempo curto e muito trabalho, mas finalmente
    arranjei uma folguinha e vir visitar teu espaço, que para mim é
    parada obrigatória para clarear a mente e centrar positivismo.

    Esse teu texto me surpreendeu por ser de certa forma diferente dos anteriores, e nem por isso menos belo.

    Lê esse praticamente poema foi como viajar em um universo paralelo, cheio de magia e imagens surreais.

    Obrigado Ronilda, ganhei minha noite, rsrsrs!

    Super abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço por ter arranjando esse tempinho
      para vir aqui, sempre fico feliz com suas visitas
      e comentários.

      Outro abraço

      Eliminar
  22. Ronilda, bom dia de 4a feira.
    Adorei todo texto,
    mas a construção ficou perfeita.
    Bjins
    CatiahoAlc. do Blog Espelhando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço suas palavras e meus votos de
      uma noite de paz para você.

      Eliminar
  23. Passando para desejar uma quarta-feira maravilhosa e dizer que adorei a postagem de hoje...

    Beijos
    Ani

    https://cristalssp.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que você gostou.

      E eu gostei da sua visita, seja sempre bem vinda.

      Eliminar
  24. um texto de uma ironia perturbante e muito bem escrito.
    prende o leitor da primeira até até a última palavra.

    e animem-se os pessimistas, afinal o diabo tem uma lágrima para chorar - o Mundo está salvo!

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você tem uma leitura a qual denota
      uma visão bastante aguçada e sagaz.

      Pois é... Descobrir que o Diabo chora
      é mesmo caso de animação.

      (risos)

      Agradeço sua presença sempre.

      Eliminar
  25. Que alegria de novo poder ler seus textos!
    Muito bem escrito como sempre, seus textos nos dão a dimensão do quanto a alma pode sentir e perceber!
    Aqui se sente, se percebe e nem sempre temos as palavras certas para exprimir!
    Amo a fé e a crença na vida, mas a fé de vida, de tudo ser possível, de se ter alguma coisa boa para nos manter aqui, a menção de Augusto dos Anjos foi o máximo!
    Amei ler!
    Abraços apertados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alegria minha receber sua presença iluminada
      aqui em meu novo espaço e mais ainda receber
      suas palavras tão gentis.

      Agradeço imensamente, outro abraço bem carinhoso.

      Eliminar
  26. Belíssimo texto incontestável! Mas um pouquinho triste... Augusto dos Anjos escreveu a maioria de seus poemas em fase aguda de uma tuberculose - "Recife, Ponte Buarque de Macedo: / Eu ia em direção à Casa do Agra / Apavorado com a minha sombra magra / Pensava no destino e tinha medo.... mandando aos céus o fumo de um cigarro / Há mais filosofia nesse escarro / Do que toda a moral do Cristianismo." Você, jovem e bonita há que pensar alto!

    Que seja a "distante luz"
    Visualizada à frente
    O teu farol, de repente,
    Que à paz e ao amor conduz!

    Há sempre a espada e cruz
    Na trajetória da gente,
    Mas há o amor que se sente
    O qual nossa alma seduz.

    O belo está no amor
    Como luz superior
    Pois nossa vida alumia.

    Olhe ao redor sinta cor,
    Luz, meandros e o valor
    Da vida com alegria!...

    Parabéns pelo belíssimo texto! Grande abraço! Laerte.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seu comentário é poesia pura, a qual denota um espírito
      de grande sensibilidade e visão rara.

      Agradeço por enriquecer meu espaço com sua presença.

      Eliminar
  27. Volto aqui a comentar um dos teus textos que compoem o teu livro. De certa forma estou um pouco àvontade numa dificil tarefa de interpretar a tua dificil escrita. Dificil por não estarmos à altura do teu hermetico imaginário que toca as raias de um delirio. Porém este delirio é substantivamente transformado em deliciosa poesia. As personagens são criadas de uma forma quase que aleatoria mas tentando dar algum sentido num ambiente filosofico em que as palavras não são suficientes para exprimirem totalmente o que vai no teu imaginário. Aqui o ambiente de ordem poetia vem em auxilio do texto dando-lhe uma mais valia que nos faz sentir que algo de extraordináriamente belo passa então a acontecer.Podemos concluir e assimilar tal quadro surrealista em que nos deixa essa liberdade interpretativa refletindo que algo muito diferente está ali representado. Só uma mente muito especial pode oferecer este acervo artistico de alto gabarito. Te conheço Ronilda Sei como a tua cabeça funciona Sei que estás para além da nossa compreensão dentro de um mundo que é só teu desde que nasceste e que por essa mesma razão te isolaste num sofrido mundo de solidão. Bem Hajas por partilhares os teus grandiosos textos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim sempre será uma grande alegria e honra, contar com sua presença aqui e mais ainda receber seus comentários, sempre minuciosos, sinalizando sua acuidade em cada palavra.

      Você é admirável pelo modo de estar na vida expressado no respeito pelo que lê e quando interage com o (a) autor (a.

      Agradeço com ternura por desde sempre ser parte da minha vida e de mim, sobretudo por me conhecer tão bem.

      ILY

      Eliminar
  28. Estou tal qual o Sr. Hélder, a gente sente, mesmo que n perceba
    bem, mas há amor, beleza, há emoção, paixão, há uma série de coisas sentidas do coração.

    Sempre tenho muito gosto em lê aqui.

    Beijinhos Amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bonita você é menina!

      Agradeço por ter vindo viu?

      Outros bisous

      Eliminar
    2. Querida Sara - Fiquei muito feliz por encontra-la aqui Você não imagina a minha satisfação Bem Haja querida.

      Eliminar
    3. Também fiquei feliz por encontrar o Sr. novamente na internet Sr. Hélder, vi que o Sr. actualiou seu blog dicotomias, já fui visitar e escrevi um comentário.bem haja, muitos beijinhos.

      Eliminar
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  30. Olá Lola! Que belo e complexo texto! Quanta qualidade de escrita encontrei por aqui!Confesso que fiquei pasmo, com a inteligencia contida no contexto. Fico por aqui também. Grande abraço. Beijos. Exclui o primeiro, por ter cometido um pequeno erro. Sua linda pagina não merece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço muitíssimo sua réplica diante da atenta leitura ao meu texto, pois me incentiva a dar continuidade a essa jornada literária.

      Eliminar
  31. Belo poema.
    Bom feriado!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Voltamos do hiatus com bons conteúdos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  32. Olá, querida Roni!

    Confesso que seu texto é um tanto sobrenatural na forma, conteúdo, aspeto gramatical e na inteligência, que você revela ao escrevê-lo.

    Já o li duas vezes, e não consegui, totalmente, entender tanta verdade, ironia, estado de alma e sei lá mais o quê!

    Há mto que não encontrava alguém escrevendo desse modo, que não é fácil interpretar, sobretudo para mim, que sou pouco realista. Agora, me pergunto? Será que é para interpretar as "coisas" lindas e óbvias, que seu cérebro põe em ação?

    Beijinhos, linda, e bom final de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que o fato de interpretar ou não vai de cada um, pois a leitura e o desenvolvimento do raciocínio difere de pessoa para pessoa e isso aciona uma séries de fatores, mas penso que só o prazer de ler e o que se sente no momento já é vale a pena.

      Agradeço você ter vindo, é um prazer ter você aqui.

      Eliminar
  33. Pergunta 1: "De quantas almas é preciso para matar apenas uma?"
    É surpreendente a dor contida nessa tua pergunta, moça, me pareceu carregada de angustia e uma tristeza muito grande. Desculpe por não ter a minima ideia de como te responder.
    Pergunta 2:"Onde reside o centro da consciência?" Segundo o pouco que já li a respeito desse tema, fica no id. Mas acho que essa tua pergunta vai mais longe que isso.
    Fora as dúvidas (tenho muitas) Gostei de lê cada palavrinha.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É aquilo que costumo dizer:

      Nem toda pergunta nasce para receber respostas, talvez a essência dela seja apenas para isso, ser apenas uma interrogação, um motor que nos impulsione a sairmos da zona de conforto e nos aventurar e nossas próprias profundezas.
      E de fato do ponto de vista neurológico é apontado que o id acolhe nossa consciência, mas acredito que vai bem mais longe essa questão.

      Agradeço suas palavras.

      Eliminar
  34. Muito bonito o que você escreveu e sincero, gosto quando a
    pessoa mostra do seu jeito o que vai pela alma, igual chorar pra lavar o peito dos desmatelos dessa vida pesada, mesmo tendo seu valor.
    Eu troquei em miudos e entendi que alguma coisa magoou você e ai o desabafo e fez certo.
    Por aqui botamos a chaleira no fogo, vai um chá quentinho e um bolinho de aimpim pra acompanhar, é sentar na soleira da porta, olhar a natureza e esperar por Deus que tudo passa nessa vida.

    Um abraço minha querida menina, fiquei alegre demais com sua mensagem no wats.
    Fica com Deus e Nossa Senhora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sábias palavras essas suas, e de fato escrevo o que sinto, escrevo o que observo e dessas observâncias retiro minhas ilações.
      Você tem razão nada que um bom chá e uma gostosa fatia de bolo de aipim, não resolva, especialmente quando se tem pessoas positivas por perto.

      Agradeço por ter vindo, sua presença sempre me alegra.

      Eliminar
  35. Infatigável leitura, uma dose inapelável de tua qualidade literária. Ehh, baiana....
    Abraços e um belo carnaval.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço imensamente suas palavras, sobretudo o carinho nelas expressadas.

      Bom feriado para você também.

      Eliminar
  36. Oi Loubinha, e então como vai essa força?Por aqui tudo na paz de Deus. Já vi que mamãe foi mais ligeira do que eu, kkkkkkkkk
    Eita, eita, eita, mas enfim visitar seu blog novo, é uma gostosura, que a gente entenda ou não pra mim não faz diferença, pq o que vale é o que a gente sente quando lemos essas coisas lindas, lindas que você escreve, ave maria!
    Mamãe tem um tino bom pra sentir cheiro de tristeza e mais ainda pra receitar uma mezinha.
    Amei demais ter lido .
    Beijos,beijos, beijos e bora no chá!

    ResponderEliminar
  37. É sempre delicioso receber sua visita e seus comentários altaneiros.

    Boa noite, agradeço sempre.

    ResponderEliminar
  38. Achei bem bonito e é do jeito que a Olguinha falou .

    Abraços e beijos

    ResponderEliminar
  39. esqueci de dizer bom carnaval hihihihi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (risos)

      Agradeço e desejo um bom
      feriado para você, também.

      Eliminar
  40. A comunicação humana nem sempre é fácil…
    Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou.

    Jacques Lacan

    Cada pessoa interpreta a mesma informação de maneiras diferentes, de acordo com a “bagagem” e as experiências vividas por estas. Por isso, sempre é bom certificar-se de que foi corretamente compreendido, ok?

    Silva Ronaldo
    https://www.facebook.com/Folhadabahia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sábias palavras as suas, concordo plenamente que cada um
      com sua visão no arbítrio interpretativo expressa de acordo todo o contexto do que traz em si.

      É um prazer receber sua visita mano.

      Agradeço sua presença e participação, bom feriado.

      Eliminar
  41. Um belo texto! A inspiração não me ficou clara, mas vocês espalhou as palavras e frases com sabedoria e beleza.

    parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente bem no referente a inspiração,
      é aquilo do decodificar individualidades.

      Agradeço seu parecer.

      Eliminar
  42. Não acendeste a vela mas tocou de forma intensa o nosso coração... De dentro de mim vibraram faíscas e o desejo de que tudo se ilumine e as nuvens sejam levadas dando lugar a um céu azul lindo onde o sol brilha e as aves sobrevoam levando os seus pensamentos cada vez mas livres a nos mostrar a riqueza de suas criações!

    Sempre delicioso estar aqui!
    Um abraço carinhoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um verdadeiro e delicado poema esse seu
      comentário, para mim como um carinho de
      brisa perfumada.

      Agradeço sempre sua presença carinhosa.

      Eliminar
  43. Bonitas palavras !!!
    Uma boa semana Ronilda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço por ter vindo, pela
      leitura e suas palavras.

      Boa continuação do feriado.

      Eliminar
  44. Algumas perguntas aí no teu texto, isso é sinal de que tens interesse em expandir tua alma através delas, é esse o princípio da sabedoria, afinal, não é mesmo? Gosto do Augusto dos Anjos. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que temos o gosto pelo
      Augusto em comum, realmente foi e continua
      sendo um autor admirável.

      As perguntas certas livres em seu movimento
      são o princípio da filosofia e o que nos
      remete ao bom conhecimento a depender
      das nossas escolhas.

      Agradeço sua leitura atenta e palavras
      pertinentes.

      Eliminar
  45. Vim agradecer sua visita e comentário em um dos meus espaços e me encantei com esse texto profundo, reflexivo e que mexe com nossa alma, além do seu blog como um todo, amei e já sou sua seguidora!
    Beijos e feliz carnaval!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda sempre Lúcia, muito
      me honra sua presença e palavras.

      Feliz carnaval para você também.

      Eliminar
  46. Boa tarde Amada de Cristo, graça e paz. Tuas palavras tem um grande poder de reflexão, perguntas que somente a palavra de Deus pode responder.
    Lembrei do Salmista Davi quando disse:
    "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor."Salmo 40:1-3.
    Então Amada, clame ao Senhor em oração e Ele vai te responder e estar ao teu lado sempre, pois Deus é fiel e jamais abandona os seus.
    Um abraço, que a paz do Senhor Jesus esteja contigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça e paz Brisa.

      Eu amo esse Salmo, pois em momentos
      a qual não estou bem é nele que busco
      serenidade.

      Agradeço imenso suas palavras, você me
      abençoa com sua presença.

      Outro abraço.

      Eliminar

  47. FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER
    Neste dia especial para nós mulheres, vim te lembrar que a mulher é uma obra de Deus. Obra do universo. Obra divina.
    Nada é mais bela, nada é mais sensata e bondosa.
    As mulheres tem o poder de abrir sorrisos, com sua doçura.
    Fazem o dia mais belo por onde passam... soltam o perfume do amor através da pele macia.
    Loiras, morenas, ruivas, negras, japonesas... Portuguesas... qualquer nacionalidade. Todas elas com sua beleza única.
    Parabéns mulheres!
    Parabéns pelo seu privilégio de ser Mulher. Parabéns para nós neste dia internacional a nós dedicado!

    ResponderEliminar
  48. Olá Ronilda,
    acho que é a primeira vez que passo por aqui!
    que maravilha de internet que nos permite passear pela poesia do mundo :)
    Deus junta por vezes a técnica ao maravilhoso !
    assim acompanho os convites do Poetizando da prof. Lourdes Duarte
    e deparei-me com este lindo texto que nos sacode !!!
    abraço, votos de uma boa semana,
    Angela

    https://poesiesenportugais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  49. Es un placer pasar por tu blog.
    Te paso el mio por si quieres criticar.
    Gracias.
    https://anna-historias.blogspot.com/2019/03/per-tot-arreu-tespero.html?m=1

    ResponderEliminar
  50. Um texto muito belo, escrito com elegância... que nos faz reflectir, sobre nós... e o mundo em nós...
    Adorei! Parabéns, Ronilda!
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar

Agradeço sua assinatura, para acompanhar meu feed

Minha Página no Facebook